O Observatório de Participação das Juventudes tem como objetivo mapear e divulgar modalidades de participação que usam e se apropriam das tecnologias digitais a fim de informar, consultar, envolver, colaborar, capacitar ou engajar o jovem cidadão em processos democráticos. O OPJ é resultado de pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Unesp/Bauru e tem como eixos temáticos:

EIXOS
I
  • Comunicação Política e Mídia

III
  • Juventudes brasileiras

II
  • Participação Político-Cidadã

IV
  • Tecnologias Digitais

SOBRE A PESQUISADORA

Aline Camargo é jornalista, especialista em Gestão de Mídias Digitais, mestra em Comunicação e doutoranda em Mídia e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru). Atua como docente no ensino superior há quatro anos, acredita no potencial do empoderamento social para a ação coletiva e é uma entusiasta do uso das tecnologias digitais como agentes de socialização política, conversação, visibilidade de questões políticas, educação, informação e participação.

Participe

ENVOLVA-SE NO OBSERVATÓRIO

Clique nas categorias abaixo e conheça os projetos cadastrados na plataforma

OPJs - Observatório de Participação das Juventudes

OPJSPrancheta 1.png
Debate & Deliberação
OPJSPrancheta_1_cópia.png
Eleições e Representantes
OPJSPrancheta_1_cópia_2.png
Educação Política
OPJSPrancheta_1_cópia_3.png
Monitoramento
e Tranparência
OPJSPrancheta_1_cópia_4.png
Serviços
Públicos

“Acho que as mulheres participam menos porque têm menos tempo pra isso. Se você pensar que hoje a mulher precisa trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, estudar... não sobra tempo para se envolver em atividades políticas. Mas se a gente pensar, a própria criação dos filhos é um ato político, não?”

(Mulher, 26 anos). 

“Tem coisa mais desanimadora do que se envolver, se esforçar para estar ali participando e não ver onde aquilo tudo vai dar? Não ter retorno nem aplicação sobre aquilo que foi decidido?”

 

(Homem, 19 anos).

envie

sua

mensagem

O OBSERVATÓRIO

O Observatório de Participação das Juventudes é uma plataforma de mapeamento de atividades de participação. Desenvolvido por Aline Camargo, o projeto traz resultados de pesquisa de Doutorado realizada no Programa de Pós – Graduação em Mídia e Tecnologia (Universidade Estadual Paulista Unesp) e possibilitada a partir do apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

RECEBA NOTÍCIAS DO OBSERVATÓRIO
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • YouTube - círculo cinza
  • Twitter - círculo cinza

© 2020 LM&Co. - feito com orgulho pela LM&Companhia.